Página Inicial


   
Siga a FEAMIG no Twitter    Acompanhe nossa página no facebook    Siga a FEAMIG no LinkedIn

Diminui o tamanho da letra Aumenta o tamanho da letra

Descrio do Acervo

O acervo é organizado de modo a atender aos objetivos e ás demandas da Faculdade FEAMIG e dos alunos dos cursos de Engenharia de Agrimensura, Engenharia Civil e Engenharia de Produção mantendo dessa forma, um padrão técnico de qualidade com abrangência e relevância.

Formas de acesso ao acervo e critérios de utilização
Apesar de contar com um profissional bibliotecário e auxiliares de biblioteca no balcão de atendimento, o usuário tem livre acesso ás estantes e liberdade de fazer sua pesquisa, pois o acervo está bem distribuído e organizado nas estantes de forma a agilizar a busca e facilitar a recuperação das informações. O acervo também está disponível ao usuário de forma on line através do site da faculdade www.feamig.br no link Biblioteca. Para a organização do acervo nas estantes, a biblioteca utiliza a CDU - Classificação Decimal Universal, classificação esta, feita através de códigos numéricos que representam os assuntos contidos no documento, permitindo o armazenamento sistemático por assuntos, e a atribuição de código numérico que representa a notação do autor e título retirado da Tabela de Cutter-Sanborn.

Distribuição do acervo de acordo com as áreas do conhecimento do MEC

Áreas do Conhecimento

Livros

Periódicos

Acervo de Mídias(VHS, CD, DVD)

Títulos

Exemplares

Títulos

Exemplares

1. Ciências Exatas e da Terra

824

4.460

2

135

38

2. Engenharia e Tecnologia

1.087

2.804

69

1.710

606

3. Ciências Agrárias

73

155

0

0

8

4. Ciências Sociais Aplicadas

425

1.315

14

1.846

60

5. Ciências Humanas

146

297

6

213

21

6. Ciências da Saúde

93

167

13

765

373

7. Linguística, Letras e Artes

574

1.019

0

0

16

8. Ciências Biológicas

52

131

0

0

70

9. Multidisciplinar

27

51

0

0

0

TOTAL

3.301

10.399

104

4.669

1.192

Formação geral do acervo
O acervo é constituído por livros, anais de congressos, monografias, teses, dissertações, normas técnicas da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, guias, manuais, enciclopédias, dicionários, revistas, jornais, fitas de vídeo cassete, CD's e DVD's.

Formação específica do acervo
Após análise dos coordenadores de cursos, juntamente com o profissional bibliotecário e a cada fim de semestre para o semestre seguinte, é feita uma compra de novos livros. Essa compra compreende os livros adotados como bibliografias básicas e complementares das disciplinas, exemplares dos títulos já existentes para adequação das quantidades estabelecidas pela instituição e novos lançamentos das áreas de interesse dos cursos, atendendo assim, a demanda dos usuários e atualizando constantemente o acervo.

Os livros adotados pelos professores como bibliografia básica existem em quantidade suficiente de forma a atender a demanda e as políticas do MEC. Mas mesmo assim, existe a "Coleção de Reserva", onde fica retido na biblioteca um exemplar do livro-texto de cada disciplina para que, nenhum aluno, mesmo estando todos os exemplares emprestados, não fique sem o livro para consultar ou estudar no ambiente da biblioteca.

Produção intelectual da Faculdade FEAMIG
Para a formação e desenvolvimento do acervo e da memória da produção científica da faculdade FEAMIG, o corpo discente fornece á biblioteca 01 exemplar impresso e em mídia do Trabalho de Conclusão de Curso de cada grupo, assegurando o controle bibliográfico e facilitando o acesso físico á informação. Sendo assim, o acervo da biblioteca Prof. Benedicto José de Souza conta com:

  • 265 exemplares de Trabalhos de Conclusão de Curso em Engenharia de Produção;
  • 134 exemplares de Trabalhos de Conclusão de Curso em Engenharia de Agrimensura;
  • 672 exemplares de Trabalhos de Conclusão de Curso em Pós-Graduação. Sendo distribuídos da seguinte forma:
  • Segurança do trabalho - 466
  • Engenharia ambiental - 116
  • Engenharia de estradas - 65
  • Engenharia de qualidade - 17
  • Engenharia de avaliações e perícias - 05
  • Engenharia de agrimensura - 01
  • Sensoriamento remoto - 01
  • Georreferenciamento - 01


Periódicos
As assinaturas de jornais e revistas existentes na biblioteca são pertinentes ás áreas de educação, conhecimentos gerais e que abrangem assuntos correlatos aos cursos. As assinaturas são: Revista InfoExame, Istoé, Super Interessante, Engenharia de Produção, Exame, Ensino Superior, Meio Ambiente, Revista Bios, Engenharia Sanitária e Ambiental, Meio ambiente Industrial, Revista da ABEPRO - Associação Brasileira de Engenharia de Produção, Revista Engenharia, Revista Concreto e Construção, Pesquisa Operacional, Revista Téchne,  Cipa, A Mira, Construção, etc. Os jornais são o Estado de Minas e a Folha de São Paulo.

Base de dados
Além da base de dados que disponibiliza o acervo da biblioteca, existem várias bases de dados gratuitas em que os usuários são instruídos a pesquisarem.

Exemplos de algumas bases de dados gratuitas

FENEA - Federação Nacional dos Engenheiros Agrimensores
Acesso gratuito - www.fenea.org.br
Entidade representativa desta classe profissional no território brasileiro, fundada em 30 de maio de 1986. Congrega em nível nacional as entidades Engenheiros Agrimensores para fins de coordenação, defesa dos seus direitos e com fins de utilidade publica.

ABEPRO - Associação Brasileira de Engenharia de Produção
Acesso gratuito - www.abepro.org.br
é uma instituição representativa da classe de Engenharia de Produção. A associação atua há mais de 25 anos assumindo as funções: de esclarecer o papel do Engenheiro de Produção na sociedade e em seu mercado de atuação, ser interlocutor junto ás instituições governamentais relacionadas á organização e avaliação de cursos (MEC e INEP) e de fomento (CAPES, CNPq, FINEP e órgãos estaduais de apoio á pesquisa), assim como em organizações privadas, junto ao CREA, CONFEA, SBPC, ABENGE e outras organizações não governamentais que tratam a pesquisa, o ensino e a extensão da engenharia.

Pré-prints eletrônicos
Acesso público e gratuito - http://www.lanl.gov e http://www.if.usp.br
é uma base de dados onde é possível fazer pesquisas, acessar referências, resumos e ainda realizar a impressão dos artigos gratuitamente. Os documentos classificados na base, sendo os primeiros a partir 1991, cobrem a área de física e suas especialidades, além das seguintes áreas relacionadas:
matemática, ciências não lineares, lingüística computacional e neurociência.

UNCOVER
Acesso gratuito para as referências e pago para aquisição do texto completo - http://www.ingenta.com/
é uma base de dados multidisciplinar, abrangendo diversos assuntos, possui mais de 18.000 títulos de periódicos indexados e 8 milhões de citações.

SCIELO
Acesso público e gratuito - www.scielo.org
é uma biblioteca virtual que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos de diversas áreas do conhecimento, nacionais e estrangeiros.

BIREME
Acesso público e gratuito - www.bireme.br
BIREME é um Centro Especializado da OPAS, estabelecido no Brasil desde 1967, em colaboração com Ministério de Saúde, Ministério da Educação, Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo e Universidade Federal de São Paulo. Permite acessar as seguintes bases de dados da área de saúde: MEDLINE, LILACS, PAHO, REPIDISCA, DESASTRES, ADOLEC, AdSaude, BBO, BDENF, HomeoIndex, SIDORH, MedCarib, LEYES, WHOLIS.

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Acesso público e gratuito - www.ibict.br
O IBICT tem por finalidade contribuir para o avanço da ciência, da tecnologia e da inovação tecnológica do país. Reúne em uma base de dados única com cerca de 100 mil registros de teses e dissertações produzidas por brasileiros no país e exterior. Conta com uma rede de 17 instituições cooperantes cujas 138 bibliotecas mantêm disponível para cópia, por meio do COMUT - Comutação Bibliográfica ou empréstimo dos exemplares das teses e dissertações.

CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear
Cadastramento e consulta gratuita: www.cnen.gov.br
Direcionada a pesquisadores, estudantes de pós-graduação, especialistas e administradores atuantes em áreas ligadas ás tecnologias de energia. Disponibiliza informações bibliográficas de abrangência internacional. Inclui informações sobre os impactos econômicos, sociais, políticos, ambientais, uso de diversas fontes de energia; incorpora ainda subsídios importantes para as tecnologias de energia provenientes da engenharia, ciências ambientais, física, química, materiais, instrumentação e informática.

Periódicos da Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Acesso público e gratuito - www.periodicos.capes.gov.br
Disponibiliza periódicos com textos completos, bases de dados referenciais com resumos, patentes, teses e dissertações, estatísticas e outras publicações de acesso gratuito na Internet. Selecionados pelo nível acadêmico, mantidos por importantes instituições científicas e profissionais e por organismos governamentais e internacionais.

Obras literárias, artísticas e científicas
Acesso gratuito - www.dominiopublico.gov.br
Permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos. Promove o amplo acesso ás obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.
Pesquisas acadêmicas
Acesso gratuito - http://scholar.google.com
Site de busca do Google que só retorna com artigos acadêmicos e confiáveis.

Mapas
Acesso gratuito - http://maps.google.com
Onde se encontra mapas vetoriais ou fotos de satélite e, claro, várias opções de buscas por lugares.

Direito
Acesso gratuito - www.direitodoestado.com.br
A Biblioteca Virtual, mantida em parceria com o Centro de Cultura Jurídica da Bahia - CCJB,compreende uma seleção de links diretos para livros completos, ensaios e artigos, nacionais e internacionais,nas áreas de filosofia, ciência política e direito, com ênfase em direito público geral, direito administrativo, direito constitucional e direito tributário.

 




Voltar a página anterior

Acesso Área do Aluno
Acesso Área do Professor
Fale Conosco - Ouvidoria
Infraestrutura
Associação dos Ex-Alunos da FEAMIG
Webmail
Base GPS FEAMIG
Escola Legal

   
Unidade Floresta
Rua Aquiles Lobo, 524 - Bairro Floresta
CEP 30150-160 - Belo Horizonte - MG


como chegar a Unidade Floresta da FEAMIG
Unidade Gameleira
Rua Gastão Bráulio dos Santos, 837
CEP 30510-120 - Belo Horizonte - MG
(31) 3372-3703

como chegar a Unidade Gameleira da FEAMIG
   

Copyright © 2004- - Todos os direitos reservados - FEAMIG

Desenvolvido por:  

BHY Tecnologias