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Poltica de Desenvolvimento do Acervo

A política de desenvolvimento do acervo define-se como um conjunto de atividades que visam uma tomada de decisão sobre que materiais adquirir, manter ou descartar. Apoia-se no uso de metodologias e dados estatísticos que mostram as necessidades e indicam as tendências de crescimento do acervo. Em consequência da grande quantidade de novos lançamentos, dos altos custos das novas aquisições e do melhor aproveitamento do espaço físico, a aquisição abrangente cedeu lugar à aquisição seletiva e ao uso de bancos de dados informatizados das diversas instituições conveniadas.

Objetivos
Estabelecer normas para a formação e desenvolvimento do acervo da Biblioteca Prof. Benedicto José de Souza, da Faculdade FEAMIG, auxiliando na elaboração de critérios para sua avaliação, planejando e acompanhando o seu desenvolvimento, desde a seleção até o descarte.

Formação do acervo
Os assuntos dos materiais que compõem o acervo da biblioteca deverão ser selecionados e adquiridos conforme a demanda dos cursos oferecidos pela Faculdade FEAMIG. é ampliado através de aquisições semestrais, para que desta forma, se mantenha atualizado, com qualidade e relevância atendendo a demanda dos cursos e seus usuários.

O acervo deverá conter todo tipo de material informativo, que sirva de apoio às atividades de ensino desenvolvidas pela Faculdade FEAMIG de acordo com as seguintes categorias:

Referência - dicionários, enciclopédias, gramáticas, guias, anais de congresso, catálogos e outros,
devendo ser atualizados periodicamente;
Básica - obras que constituem o núcleo de interesse, incluindo os títulos básicos obrigatórios de cada disciplina;
Complementar - obras indicadas pelos professores como leitura complementar em suas disciplinas;
Lastro - obras consideradas clássicas ou consagradas dentro do assunto coberto pela biblioteca;
Literatura corrente - livros, monografias, dissertações, teses, jornais, periódicos e outros materiais
que atualizam a coleção;
Acervo multimídia - CDs, DVDs, Fitas VHS, bases de dados, etc.).

Produção intelectual da Faculdade FEAMIG
Para a formação e desenvolvimento da memória da produção científica da instituição, o corpo docente, discente e funcionários deverão fornecer à biblioteca cópias de exemplares dos produtos de sua autoria, como monografias, dissertações, teses e artigos, assegurando o controle bibliográfico e facilitando o acesso físico à informação.

Recursos financeiros
Os recursos financeiros para aquisição e manutenção do acervo bibliográfico são provenientes do orçamento anual elaborado pela faculdade e encaminhado á mantenedora que providencia as aquisições semestralmente, mediante solicitação dos professores após aprovação pelos respectivos coordenadores e diretoria acadêmica.

Além dos recursos orçamentários, a biblioteca conta com recursos provenientes da cobrança de multas dos seus usuários. Estes recursos são destinados à aquisição de solicitações e sugestões dos usuários.

Seleção
A seleção e o desenvolvimento do acervo são de responsabilidade do profissional bibliotecário e dos coordenadores de cursos, promovendo assim, equilíbrio e consistência do mesmo, pois estes possuem conhecimento global do acervo e da comunidade acadêmica.

O profissional bibliotecário e os coordenadores de cursos atuam em conjunto como intermediários entre os usuários da biblioteca para:

Atualizar a política de seleção e descarte do material informacional;
Analisar os pedidos de compra, estabelecendo prioridades;
Aprovar ou não a incorporação ao acervo do material doado ou permutado;
Preparar lista para as novas aquisições do acervo.

Atribuições do profissional bibliotecário
Disponibilizar estatística semestral sobre a utilização do acervo, dados de avaliação da coleção e outras informações da biblioteca, relevantes para o processo de decisão;
Disponibilizar fontes de informações contidas em catálogos de editoras, distribuidoras e livrarias, bibliografias gerais e especializadas, etc;
Disponibilizar lista de sugestões apresentadas pelos usuários;
Verificar no banco de dados da biblioteca, a existência ou não dos títulos indicados, evitando assim a compra de títulos em duplicidade;
A partir dos planos de ensinos enviados pelos coordenadores de cursos, elaborar lista para que sejam feitas as novas aquisições;
Divulgar as novas aquisições.

Critérios básicos de seleção
São definidos de forma a nortear com objetividade a aquisição e a incorporação de material bibliográfico doado ou permutado, priorizando os assuntos das áreas relacionadas ao currículo acadêmico.

São utilizados os seguintes critérios para a seleção:

Qualidade do conteúdo e custo justificável;
Adequação ao currículo acadêmico;
Presença do conteúdo na grade curricular;
Adequação às orientações do MEC - Ministério da Educação e Cultura, quanto à quantidade de exemplares a serem comprados de acordo com o número de usuários;
Demanda comprovada;
Acessibilidade ao idioma;
Atualidade da obra;
Descarte e não aceitação de material xerocopiado;
Conveniência do formato e compatibilização com os equipamentos existentes na biblioteca;
áreas de abrangência do título a ser adquirido;
Condições físicas e pertinência com relação ao acervo, da obra permutada ou doada;
Solicitações de professores para mudança de bibliografia básica ou complementar.

Duplicação de títulos
A duplicação de títulos deve ser determinada pela demanda de cada item em particular, levando-se em consideração se a demanda é transitória, para não duplicar títulos irrelevantes. Além disso, devem ser seguidas as orientações do MEC referentes à quantidade adequada de exemplar por número de alunos matriculados.

Coleções especiais e de obras raras
Quando houver, essas coleções seguem critérios próprios de seleção e preservação. Sempre que possível deverá ser consultado um especialista da área.

Doações e permutas
A solicitação de doações e permutas de interesse para a biblioteca deve ser incentivada. Os materiais doados sem solicitação, serão submetidos aos critérios de seleção, devendo o doador ser informado que o material poderá ou não ser incorporado ao acervo. A biblioteca poderá incorporar ao acervo o material doado ou permutado, repassá-lo ou descartá-lo, de acordo com sua decisão. Não são aceitas doações ou permutas de obras xerocopiadas.

Aquisição
O profissional bibliotecário deverá acompanhar o andamento do processo de aquisição do material informacional. A compra será executada semestralmente pelo setor de compras da instituição mantenedora, através de lista fornecida após consenso entre a biblioteca, a coordenação de cursos e direção da faculdade.

Avaliação do acervo
A avaliação do acervo é feita para localizar falhas, furtos, possibilidades de substituições, duplicações, obsolescência, etc., com a finalidade de mantê-lo atualizado e equilibrado atendendo assim, as necessidades de seus usuários.

Para isto é necessário:
Fazer levantamento do acervo através de balanço semestral;
Registrar o material existente;
Fazer estatística diária quanto ao uso do material e dos serviços da biblioteca;
Estar em contato permanente com o usuário para identificar tendências e expectativas.

Descarte
O processo de descarte consiste em separar materiais que após avaliação sejam considerados desnecessários para a coleção. é feito anualmente, visando:

Adequar a coleção aos interesses dos usuários;
Evitar o crescimento desordenado do acervo;
Evitar desperdícios de recursos humanos e financeiros;
Aumentar o espaço para crescimento do acervo corrente;
Evitar a guarda de periódicos de divulgação e interesse temporário.

Márcia Portes
Bibliotecária da Faculdade FEAMIG
Março/2007
Atualizado em 07/03/2012


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