Estágios

 

O estágio supervisionado/práticas profissionais tem como princípio básico a articulação da teoria com a prática numa perspectiva inter e transdisciplinar, orientado/supervisionado por professores dos cursos, por meio de planejamentos, acompanhamento in-loco e de relatórios técnicos produzidos pelos estagiários. Essas atividades constituem um conjunto de ações educativas que integram diferentes componentes curriculares dos Cursos com os desafios, demandas e especificidades do campo profissional, onde o futuro engenheiro atuará. Têm como finalidade possibilitar aos alunos integrar as dimensões teórica e prática, mobilizando conhecimentos em situações concretas, qualquer que seja sua natureza. Essa proposta traz para a formação dos alunos, o desenvolvimento de competências para a atuação profissional, estimulando a reflexão e a revisão de aprendizagens.

 

Objetivo

 

É objetivo do estágio proporcionar aos alunos:
• conhecimento do seu campo de atuação profissional;
• oportunidades de articulação e inter-relacionamento dos conteúdos teóricos do Curso com as práticas profissionais;
• vivência de situações concretas de práticas profissionais e resolução de situações problemas;
• vivência da prática profissional de forma consciente e crítica, desenvolvendo competências para fazer escolhas e inovações apropriadas;
• desenvolvimento de um estilo próprio de atuação profissional;
• ampliação dos horizontes profissionais, desenvolvendo sensibilidade para transformar a realidade.

O Estágio Supervisionado, realizado no campo de atuação do futuro engenheiro, constitui-se num instrumento de integração do aluno, em termos de treinamento, aperfeiçoamento técnico-científico e de relacionamento humano.

O projeto de Estágio Supervisionado é elaborado pelos professores do Curso, juntamente com os alunos e os parceiros da Instituição, visando trabalho integrado e estreitamento das relações entre a Instituição formadora e os campos de trabalho dos futuros profissionais.

Para os Estágios e Visitas Técnicas, a Instituição vem incrementando sua rede de parcerias/convênios com empresas/indústrias, prefeituras da região metropolitana e de outras localidades de Minas Gerais, outras instituições de ensino da área, inclusive com o Centro Federal de Educação Tecnológica – CEFET, em Belo Horizonte.