APRESENTAÇÃO

A Revista Intrépido Direito foi fundada em 2020. É publicada, semestralmente, com o desígnio de percorrer assuntos da área jurídica, vislumbrando temas corriqueiros e novos do âmbito do direito em suas mais vastas extensões e aberturas, sendo de responsabilidade do Programa de Pesquisa, Produção e Divulgação Científica (PPDC), da Faculdade FEAMIG.

Seu objetivo é a publicação de artigos, resenhas, pareceres, ensaios, outros, resultantes da Iniciação Científica, dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e de outros textos acadêmicos e científicos de assuntos relevantes, com a atuação de alunos e professores da Instituição, bem como de público externo.

A construção da Intrépido Direito foi pensada como um projeto de extensão, que envolveu um grupo de alunos do curso de Direito da FEAMIG, a saber: Ana Paula da Costa Duarte, Franck Willians Nascimento Sousa, Jones Lúcio de Freitas Luiz, Karen Cristina Santos de Oliveira, Sarah Emanuelli Mensonça Silva e Theles de Oliveira Costa, coordenados pela Profa. Raquel Ferreira de Souza.

CORPO EDITORIAL

EDITOR GERENTE E DE TEXTO

Profa. Ma. Raquel Ferreira de Souza

BIBLIOTECÁRIA RESPONSÁVEL

Sra. Márcia Rosa Portes Braga

EQUIPE DE AVALIADORES

Prof. Ms. ALBERTO BRUNO FERRAZ DE OLIVEIRA MEDRADO
Profa. Ms. INARA DE PINHO NASCIMENTO
Prof. Ms. PATRICK JULIANO CASAGRANDE TRINDADE
Profa. Ms. PAULA OLIVEIRA MASCARENHAS CANÇADO
Prof. Ms. PAULO EMÍLIO VILHENA DA SILVA
Prof. Ms. PAULO MARCELO VILLANI
Profa. Ms. RAQUEL FERREIRA DE SOUZA

CONTATO DO AUTOR CORPORATIVO

ENDEREÇO DA REVISTA – ENDEREÇO POSTAL – FACULDADE DE ENGENHARIA DE MINAS GERAIS – FEAMIG

Rua Gastão Bráulio dos Santos, 837, Gameleira
Belo Horizonte – MG – CEP 30510-120

Contato principal – Profa. Ma. Raquel Ferreira de Souza – [email protected]

 

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

FOCO E ESCOPO

Tendo em vista, a criação da nossa nova revista, Intrépido Direito, da Faculdade FEAMIG, vê-se necessária a apresentação da importância da mesma perante a comunidade acadêmica.

Esta importância tem como base constituir um instrumento de veiculação de trabalhos científicos, com o objetivo de agregar conhecimento à comunidade acadêmica.

O ato de compartilhar o conhecimento é muito importante, em todas as áreas de conhecimento e não seria diferente com a área jurídica, que está em constante evolução, porque acompanha o movimento da vida, da sociedade.

As revistas científicas possuem um papel fundamental na produção e difusão de estudos da comunidade acadêmica, produzidos com responsabilidade e rigor acadêmico, a fim de provocarem debates entre alunos, professores, pesquisadores, outros, contribuindo para a área do Direito crescer e se desenvolver.

Enfim, a FEAMIG orgulhosamente lança, com esta edição, sua revista acadêmica própria, com toda a responsabilidade e rigor necessários a tal, a fim de ofertar mais um instrumento de difusão e produção científicas, com periodicidade semestral.

 

POLÍTICAS DE SEÇÃO

EDITORIAIS

ARTIGOS

RESENHAS

PARECERES

ENSAIOS

PAPER

 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

As submissões serão avaliadas em etapas, a partir dos critérios abaixo definidos:

1) A submissão de artigos é aberta e em fluxo contínuo. Deverá ser feita Online, pelo site: http://parametrica.emnuvens.com.br;

2) Para a submissão de trabalhos, o sistema solicita aos autores o fornecimento de informações referentes sobre o artigo e autoria, a saber: Título, Resumo, Palavras chave, nome dos autores, e-mail, afiliação institucional, entre outras.

3) Exclusivamente, para alunos matriculados em cursos ofertados pela FEAMIG, é obrigatória a inclusão do(s) professor(es) orientador(es) como co-autor(es) nos metadados da submissão;

4) O artigo deverá ter a extensão máxima de 15 (quinze) páginas e encaminhado como documento formato Microsoft Word ou RTF, sem o nome dos autores.

5) A avaliação no sistema de revisão cega (double blind review), será feita pelo editor e por avaliadores ad hoc, para assegurar a imparcialidade da avaliação;

6) Os artigos avaliados poderão ser: – aceitos, – aceitos com alterações, – enviados novamente para avaliação, – rejeitados.

7) Não haverá nenhuma concessão, remuneração ou contraprestação econômica aos autores dos artigos publicados;

8) Os autores, quando da submissão do trabalho, autorizam e se responsabilizam pela publicação, estando de pleno acordo com o acesso público ao conhecimento nela contido.

9) As ideias emitidas pelos autores dos artigos são de sua inteira e exclusiva responsabilidade.

Os artigos submetidos a Revista serão avaliados através de um formulário padrão disponível para os avaliadores, contendo os seguintes critérios:

1) Contribuição para a área (Engenharias, Arquitetura, Administração e Tecnologias);

2) Originalidade;

3) Rigor científico e atendimento às normas ABNT NBR 10520, 6022 e 6023;

4) Estrutura consistente, clareza, adequação do título ao conteúdo do trabalho;

5) Resumo dever apresentar o conteúdo do artigo;

6) Pertinência  e alinhamento do referencial teórico com o problema de pesquisa e objetivos;

7) Métododologia claramente definida (classificação quanto aos fins e meios, universo e amostra, forma de coleta e análise dos dados);

8) Apresentação e interpretação clara e objetiva dos resultados;

9) Conclusão exposta de forma clara e objetiva e baseada nos resultados encontrados;

10) Referências bibliográficas normalizadas (ABNT NBR 6023).

PERIODICIDADE

A Revista consiste em uma publicação online, editada com periodicidade semestral. 

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

ARQUIVAMENTO

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS

Anexar declaração assinada

    POLÍTICAS DE PRIVACIDADE

    Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

    Vol. 1, No. 2 2021

    FEAMIG - REVISTA INTRÉPIDO DIREITO V.1 N.2 2021